quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
ENERGIA EÓLICA
O vento é o ar em movimento devido ao aquecimento desigual da superfície da terra pelo sol. A terra e a atmosfera recebem mais calor solar próximo ao Equador do que nas regiões polares. Porém as regiões equatoriais não ficam mais quentes a cada ano, nem as polares ficam mais frias.
O movimento do ar ao redor da terra ameniza a temperatura extrema e produz ventos na superfície, que são úteis na geração de energia.
A Energia Eólica é a mais antiga das forças de energias utilizadas no mundo. Desde a antiguidade, ela é utilizada pelos navegadores para a movimentação dos barcos á vela; usada em moinhos de vento para a fabricação de farinhas, a força do vento também é usada para a irrigação de terras áridas e drenagem de régios alagadas, e mais atualmente como gerador de eletricidade, sendo uma fonte de energia alternativa.
Moinhos de Vento
Os moinhos de vento eram construídos na antiguidade para a fabricação de farinha, onde possuíam uma espécie de torre alta, com pás.
As pás giravam horizontalmente conforme a força e velocidade do vento, e eram conectadas diretamente a pedras de moenda que trituravam os grãos de trigo e cereais.
O aerogerador é parecido com o moinho de vento, mas é metalizado e mais tecnológico.
Um aerogerador consiste em um gerador elétrico movido por uma hélice, que por sua vez é movida pela força do vento, e pode ser considerada como um motor a vento, e turbinas.
As turbinas são, em princípio, instrumentos simples. O gerador é ligado através de um conjunto acionador a uma espécie de motor constituído de um cubo e duas ou três pás. O vento aciona o motor que faz girar o gerador, convertendo a energia cinética de rotação em energia elétrica, que depois, é ajustada e canalizada para a rede de fornecimento de energia elétrica. Esta é a transformação da energia do vento em energia elétrica.
A quantidade de eletricidade que pode ser gerada pelo vento depende da quantidade de vento que passa pela hélice e da própria hélice, a dimensão do gerador e o rendimento do sistema como um todo.
A Energia Eólica no Brasil
A ilha de Fernando de Noronha é um dos locais em que, não só economicamente, como também ecologicamente contribuem para a geração de energia através do vento.
Desde Julho de 1992, a turbina vêem funcionando com uma potência de 75Kw, com o diâmetro do motor de 17 metros, com três pás e o corpo de 23 metros de altura. O projeto de energia eólica da ilha de Fernando de Noronha foi desenvolvido pelo Grupo de Energia Eólica da UFPE e FOLKECENTER (Dinamarca).
Vantagens e Desvantagens.
->Na construção dos aerogeradores, o custo pode ser alto, porém, o gasto com combustíveis é zero, e não há poluição ambiental, a não ser no processo de construção.
-> O clima e a topografia do solo e da região influenciam no vento, podendo assim ser fraco e não freqüentes, ou fortes e freqüentes.
-> A quantidade de energia no vento depende do clima, das estações e das horas do dias, da freqüência do vento, e características de desempenho, altura de operação e espaçamento horizontal dos sistemas de conversão de energia eólica instalados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário